22.10.06

vale quanto pesa




Tem a flor, a sonsa, a ruiva. Tem outras que eu não sei. Tem todas as mulheres, inimigas em potencial, como dizia a Tereza do Milan Kundera. Insustentável leveza do ser. Para Tomas, o ciúme de Tereza é um fardo. Mas o amor por ela é inevitável. Assim como sua procura por outras mulheres. Todas elas rivais de Tereza. Todas as noites nos pesadelos de Tereza. Ela sempre sabe. E Tomas sente esse impulso incontrolável. Mas depois de Tereza, precisa beber um pouco pra ir em frente, pra não pensar. Tereza sabe que ele será sempre assim, e isso é um fardo pra ela. Tereza e Tomas se amam, ninguém duvida. Sem Tomas, a vida de Tereza seria mais leve e, sem Tereza, a vida de Tomas seria mais leve. Mas a vida assim tão leve passa desapercebida. Passa, simplesmente.

amor de antes

100_1446

Não importa, se é felicidade de sorrir como você gosta ou tristeza de rolar as tais lágrimas que você tanto teme, sempre quero te dizer, quero te mostrar. E sinto que também você quer me falar, de todas as coisas. Sei que você gosta que eu te ouça, com atenção.

Pra falar de beijos, de aromas especiais, que não basto. Pra falar da lua, pra contar estrelas, ver outros planetas - isso é tão velho pra nós quanto este pedaço de papel que você emoldurou e pôs ao lado de outros quadros de imagens ainda mais distantes. Daquilo que fez você mas já não é.

Seria bom esquecer que você existe. Ou conformar-me com uma existência sem você. Seria bom não me permitir imaginar como vai a sua vida longe de mim, não sentir que você chegou da rua diferente, por ter se sentido vivo desejando experimentar novos sabores.

Seria bom se ainda fosse possível você me olhar com o mesmo profundo e infinito olhar com que me chegava na alma. Seria confortante ter sido a única a merecer suas declarações, traduzidas nas palavras exatas, com romantismo de um conto de fadas que não sei por quê permeia a ilusão de amor perfeito que toda mulher carrega consigo, a vida toda, apesar do peso gigante que a realidade vai adquirindo com o passar do tempo.

Esse tempo que passa e vai transformando tudo sem dó, não é capaz de mudar a inocência dos sonhos de menina. Eu disse que meu amor é eterno. Porque a realidade da vida e do tempo me dão certeza que ninguém poderá me fazer sonhar meus sonhos mais secretos de um jeito tão real.

Então digito teu e-mail. Fico cheia de inspiração - a dor ou a espectativa de uma nova paixão são as melhores, já notou? Mas você já me respondeu assim: "que bela e triste costura de palavras". Eu te impressiono, afinal. Mas te entristeço. Eu queria, ainda, ter o dom de te fazer sorrir. De despertar tua encantadora doçura, tua atenção de derreter e desmanchar até virar calda pra te envolver até os poros.

Mas você gosta de desafios. E sabe que não precisa muito pra me derreter. Por mais que eu gele, você sabe. Você sabe bem de mim, só que não é tudo. E foi engano achar que não me tenho tanto amor. Me perco, sim. Mas sempre me acho. E me amo desesperadamente.